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oque é intranet



INTRANET

A Intranet utiliza os serviços e protocolos da Internet dentro de uma mesma empresa.
Possibilita, por exemplo, que possamos mandar um e-mail para alguém dentro da empresa ou enviar
um arquivo por FTP a um computador em outro andar. Também permite a criação de uma home-page
com sua identificação e os trabalhos que está desenvolvendo.
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Enquanto a Internet estabelece os padrões e as Tecnologias para comunicação entre
computadores, através de uma rede mundial que conecta muitas redes, a Intranet aplica estas
tecnologias dentro da organização via rede LAN/WAN corporativa, com todos os mesmos benefícios.
Exatamente pela Internet ser padrão bem estabelecido, montar a infra-estrutura é simples. O Clássico
problema de como fazer um se conectar com muitos é resolvida pelo uso de tecnologia Internet via
WAN/LAN. O controle de acesso e segurança, problema complicado nos modelos informacionais
atuais também encontra solução nos moldes da Internet.
A tecnologia da Internet passa a se incorporar na nova logística empresarial de fora pra dentro,
ou seja, para suportar toda esta nova dinâmica externa a logística interna (suprimento-fabricaçãoentrega)
precisa acompanhar, a questão básica é: a empresa quer responder pronta e corretamente ás
demandas apresentadas pelo seu canal de vendas e seus parceiros.
Não dar respostas, seja por telefone ou internet é igualmente inadmissível. Portanto, se faz
necessário começar a operar via internet, aos poucos, sempre consciente de que a essência do sucesso
operacional neste novo cenário passa, aos poucos, por uma integração de todos os sistemas
computacionais desde o nível de simples coleta de dados até a apresentação multimídia via Internet. O
caminho, não tão longo, passa por:
· Criar uma ponte entre os sistemas corporativos de logística e os acessos via Internet;
· Simplificar as operações, pois virtualmente todos trabalham na mesma sala;
· Criar bases de dados abertas que possam ser consultadas facilmente;
· Montar uma estrutura de divulgação e pesquisa rápidas de informação entre os diversos grupos
de trabalho da empresa via internet. Ou seja, Compras/ Engenharia, Produção/ Engenharia,
Compras/Qualidade/Fornecedores, Vendas/ Produção e etc. Todos com todos.
Intranet e as Organizações: Em algumas áreas já se vislumbram benefícios, por exemplo:
Marketing e Vendas: Informações sobre produtos, Listas de Preços, Promoções Leads de
Vendas(Indicativos para prospecção), Informações sobre concorrência, Análises sobra negócios
ganhos e pedidos, Planejamento de Eventos, Consultas sobra ATP( Availability to Promise),
Material para Treinamento, etc.
Desenvolvimento de Produtos: Especificações, Designs, Planejamentos, Milestones de Projeto,
Mudanças de Eng., Listas de Responsabilidades de membros das equipes, Situação de Projetos,
Características de Produtos da Concorrência etc.
Serviço ao Cliente e Suporte: Relatórios sobre problemas comuns, Perguntas e respostas.
Andamentos de Ordens de Serviços, Treinamentos e dicas para atender a reclamações gerais etc.
Recursos Humanos: Informações sobre benefícios, políticas da companhia, etc. Missões da
Companhia Oportunidades de Trabalho, Programas de Desenvolvimento Pessoal, etc.
Utilização da Intranet
Por dificuldades de tirar informação de um lugar e disponibilizar para todos os interessados, as
empresas replicam esforços em diversas áreas e, na falta de unicidade de informações, as decisões
tomadas em áreas diferentes, mas inter-relacionadas, são muitas vezes conflitantes. Isso é até
natural que aconteça, uma vez que os executivos que as tomaram simplesmente basearam-se em
visões muitos diferentes que têm da mesma realidade que a empresa em que trabalham.
Motivos para Utilização da Intranet
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A Intranet é uma estrutura de comunicações ONIPRESENTE, qualquer um que se comunica de
qualquer lugar para qualquer lugar. Pouquíssimas empresas conseguiram implementar um sistema
eletrônico de comunicações com seus parceiros , justamente pela diversidade de ambientes
computacionais e protocolos de comunicação. Os canais de comunicação também variam, um
canal dedicado de alta velocidade atende a um tipo de demanda (atualização constante de dados
entre fábricas e depósitos, canais de acesso compartilhado (vendedores espalhados pelo país,
consultando a nova lista de preços) caracterizam um acesso não tão constante, mas
geograficamente disperso e variado). A Intranet vai usufruir dos dois canais, sem problemas e os
usuários não vão ter problema de usar a Intranet ou a Internet.
Ela também é importante porque a informação não é mais enviada, é buscada sob demanda.
Não se enviam mais catálogos, listas de preços, promoções, mensagens, todos passam, a saber,
onde estas informações estão disponíveis e as buscam sempre que precisam.
Para se montar a Intranet é tecnicamente muito fácil, mas quando for para implementá-la de
modo a alterar mais profundamente o modus operandi e a logística das corporações, então
enfrentaremos tarefas como oculturação de executivos, remodelamentos operacionais, renovação
de ambientes computacionais principalmente nas grandes corporações.
A conexão com a Internet: A Intranet pode ser utilizada apenas para acesso dentro da
corporação, porém se a empresa desejar conectar-se remotamente a outras Intranets, pode se
utilizar de uma Rede de longa Distância (WAN – Wide Area Network) própria, com custos
relativamente altos: pode utilizar a RENPAC – Rede Nacional de Pacotes da Embratel, de médio
custo: ou ainda a Internet, de baixo custo com uma boa relação custo/beneficio. Nestes casos, é
recomendado um estudo apropriado para verificar qual é a melhor forma de conexão.
No caso de conexão com a Internet, temos ainda duas opções principais, a saber:
Conexão direta à espinha dorsal (backbone) da internet via Embratel, RNP,..., com alta
performance, porém com custo elevado;
Ou conexão via Provedor de Acesso a Internet (ISP).
No primeiro caso, utilizaremos um microcomputador, dedicado ou não, como ponte (gateway
proxy), que ligado à rede local, também se conecta à Internet com linha dedicada ou linha telefônica
comum via provedor de acesso.
Vantagens e Desvantagens da Intranet
As Intranets possuem algumas vantagens óbvias e, também desvantagens. Adotar uma Intranet
não deve ser uma decisão do tipo tudo-ou-nada. Ferramentas Web podem ser usadas para
complementar a estrutura de informações.
Vantagens:
A Intranet é ideal para organizações médias e grandes com qualquer das seguintes
características:
Mais de 100 usuários:
Muitos escritórios;
Troca constante de informações referente a funcionários:
Conexão com filiais, fornecedores e clientes;
Áreas fundamentais que podem se beneficiar desta tecnologia incluem Recursos Humanos,
Treinamento, Vendas e Marketing, Finanças, Comunicação Corporativa, Telemarketing,
Pesquisa e Desenvolvimento e Documentação Técnica;
Intranets são usadas de diversas formas, e a maneira mais comum é a implantação de um
sistema de editoração eletrônica, que oferece um retorno de investimento garantido, pois reduz
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os custos de material impresso, incluindo manuais de normas e procedimentos, documentos
com políticas da empresa, manuais técnicos, etc;
Publicar documentos corporativos em uma Intranet possui vantagens significativas de custos
além de permitir precisão, eficiência e redução de tempo na comunicação através da
organização;
Excelente plataforma para divulgação de informações internamente;
Um paginador web com múltiplos recursos disponíveis para praticamente qualquer sistema
operacional cliente – ao contrário de clientes de software para grupos de trabalho proprietários,
que podem não estar disponíveis para algumas plataformas;
Servidores não necessitam de tanto hardware: Os servidores Web não necessitam de tanto
hardware com capacidade de processamento e espaço no disco rígido quanto os pacotes de
software para grupos de trabalho clássicos.
O mercado de software de serviços Web é competitivo – e não uma solução de um único
fabricante;
Porém os produtos apresentam boa interoperabilidade;
Tecnologia Web apresenta capacidade de expansão e pode ser usada através de redes remotas.
Novas ferramentas e autoria em pacotes de aplicativos para sistemas de mesa facilitam a
criação de páginas HTML pelos iniciantes para servidores Web.
Desvantagens:
Aplicativos de Colaboração: Os aplicativos de colaboração, não são tão poderosos quanto os
oferecidos pelos programas para grupos de trabalho tradicionais;
É necessário configurar e manter aplicativos separados, como correio eletrônico e servidores
Web, em vez de usar um sistema unificado, como faria com um pacote de software para grupo
de trabalho;
Número limitado de ferramentas: Há um número limitado de ferramentas para conectar um
servidor Web a bancos de dados ou outros aplicativos back-end;
As Intranets exigem uma rede TCP/IP, ao contrário de outras soluções de software para grupos
de trabalho que funcionam com os protocolos de transmissão de redes locais existentes.
Benefícios diretos:
Redução de custos de impressão, papel, distribuição de software, correio e processamento de
pedidos;
Redução de despesas com telefonemas e pessoal no suporte técnico;
Maior facilidade e rapidez no acesso a informações técnicas e de marketing;
Maior rapidez e facilidade no acesso a localidades remotas: Incrementando o acesso a
informações da concorrência;
Uma base de pesquisa mais compreensiva;
Facilidade de acesso a consumidores (clientes) e parceiros (revendas);
Aumento da precisão e redução de tempo no acesso à informação;
Uma única interface amigável e consistente para aprender e usar;
Informação e Treinamento imediato (Just in Time);
As informações disponíveis são visualizadas com clareza;
Redução de tempo na pesquisa a informações; Compartilhamento e reutilização de ferramentas
e informação;
Redução no tempo de configuração e atualização dos sistemas;
Simplificação e/ou redução das licenças de software e outros;
Redução de custos de documentação;
Redução de custos de suporte;
Redução de redundância na criação e manutenção de páginas;
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Redução de custos de arquivamento;
Compartilhamento de recursos e habilidades;
Redução no quadro de funcionários;
Redução no número e tempo de duração das reuniões;
Diminuição ou eliminação de “retrabalhos”.
A segurança na conexão com a Internet: A confidencialidade dos dados da empresa é de extrema
relevância num projeto de Intranet, o qual deve estar em conformidade com a política de segurança da
corporação.
Quando uma empresa se conecta à Internet, todos os seus funcionários podem, confortavelmente e
ao mesmo tempo, acessarem a Internet. Da mesma forma, qualquer pessoa ou empresa concectada a
Internet pode também acessar os dados da empresa em questão, incluindo seus clientes e concorrentes.
Surge, portanto, a necessidade de controlar o acesso à rede de dados, separando o que se deseja que
seja público de que se quer manter sob acesso restrito.
Num projeto Intranet, a proteção ou restrição de acesso aos dados é vital e é feita através de um
mecanismo ou ferramenta conhecido como porta de fogo (FireWall).
O FireWall é uma combinação de Hardware e Software, com características tais como filtros de
endereçamento, isolação rede local x remota, criptografia, autenticação, entre outras.
Podem ser implentados parcialmente em roteadores, ou em sua totalidade em

microcomputadores e até mesmo equipamentos dedicados.

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