INTRANET
A
Intranet utiliza os serviços e protocolos da Internet dentro de uma mesma
empresa.
Possibilita,
por exemplo, que possamos mandar um e-mail para alguém dentro da empresa ou
enviar
um
arquivo por FTP a um computador em outro andar. Também permite a criação de uma
home-page
com
sua identificação e os trabalhos que está desenvolvendo.
4
Enquanto
a Internet estabelece os padrões e as Tecnologias para comunicação entre
computadores,
através de uma rede mundial que conecta muitas redes, a Intranet aplica estas
tecnologias
dentro da organização via rede LAN/WAN corporativa, com todos os mesmos
benefícios.
Exatamente
pela Internet ser padrão bem estabelecido, montar a infra-estrutura é simples.
O Clássico
problema
de como fazer um se conectar com muitos é resolvida pelo uso de tecnologia
Internet via
WAN/LAN.
O controle de acesso e segurança, problema complicado nos modelos
informacionais
atuais
também encontra solução nos moldes da Internet.
A
tecnologia da Internet passa a se incorporar na nova logística empresarial de
fora pra dentro,
ou
seja, para suportar toda esta nova dinâmica externa a logística interna
(suprimento-fabricaçãoentrega)
precisa
acompanhar, a questão básica é: a empresa quer responder pronta e corretamente
ás
demandas
apresentadas pelo seu canal de vendas e seus parceiros.
Não
dar respostas, seja por telefone ou internet é igualmente inadmissível.
Portanto, se faz
necessário
começar a operar via internet, aos poucos, sempre consciente de que a essência
do sucesso
operacional
neste novo cenário passa, aos poucos, por uma integração de todos os sistemas
computacionais
desde o nível de simples coleta de dados até a apresentação multimídia via
Internet. O
caminho,
não tão longo, passa por:
· Criar uma ponte entre os sistemas corporativos de logística
e os acessos via Internet;
· Simplificar as operações, pois virtualmente todos trabalham
na mesma sala;
· Criar bases de dados abertas que possam ser consultadas
facilmente;
· Montar uma estrutura de divulgação e pesquisa rápidas de
informação entre os diversos grupos
de
trabalho da empresa via internet. Ou seja, Compras/ Engenharia, Produção/
Engenharia,
Compras/Qualidade/Fornecedores,
Vendas/ Produção e etc. Todos com todos.
Intranet
e as Organizações: Em algumas áreas já se vislumbram benefícios, por exemplo:
Marketing
e Vendas: Informações sobre produtos, Listas de Preços, Promoções Leads de
Vendas(Indicativos
para prospecção), Informações sobre concorrência, Análises sobra negócios
ganhos
e pedidos, Planejamento de Eventos, Consultas sobra ATP( Availability to
Promise),
Material
para Treinamento, etc.
Desenvolvimento
de Produtos: Especificações, Designs, Planejamentos, Milestones de Projeto,
Mudanças
de Eng., Listas de Responsabilidades de membros das equipes, Situação de
Projetos,
Características
de Produtos da Concorrência etc.
Serviço
ao Cliente e Suporte: Relatórios sobre problemas comuns, Perguntas e respostas.
Andamentos
de Ordens de Serviços, Treinamentos e dicas para atender a reclamações gerais
etc.
Recursos
Humanos: Informações sobre benefícios, políticas da companhia, etc. Missões da
Companhia
Oportunidades de Trabalho, Programas de Desenvolvimento Pessoal, etc.
Utilização da Intranet
Por
dificuldades de tirar informação de um lugar e disponibilizar para todos os
interessados, as
empresas
replicam esforços em diversas áreas e, na falta de unicidade de informações, as
decisões
tomadas
em áreas diferentes, mas inter-relacionadas, são muitas vezes conflitantes.
Isso é até
natural
que aconteça, uma vez que os executivos que as tomaram simplesmente basearam-se
em
visões
muitos diferentes que têm da mesma realidade que a empresa em que trabalham.
Motivos para Utilização da Intranet
5
A
Intranet é uma estrutura de comunicações ONIPRESENTE, qualquer um que se
comunica de
qualquer
lugar para qualquer lugar. Pouquíssimas empresas conseguiram implementar um
sistema
eletrônico
de comunicações com seus parceiros , justamente pela diversidade de ambientes
computacionais
e protocolos de comunicação. Os canais de comunicação também variam, um
canal
dedicado de alta velocidade atende a um tipo de demanda (atualização constante
de dados
entre
fábricas e depósitos, canais de acesso compartilhado (vendedores espalhados
pelo país,
consultando
a nova lista de preços) caracterizam um acesso não tão constante, mas
geograficamente
disperso e variado). A Intranet vai usufruir dos dois canais, sem problemas e
os
usuários
não vão ter problema de usar a Intranet ou a Internet.
Ela
também é importante porque a informação não é mais enviada, é buscada sob demanda.
Não
se enviam mais catálogos, listas de preços, promoções, mensagens, todos passam,
a saber,
onde
estas informações estão disponíveis e as buscam sempre que precisam.
Para
se montar a Intranet é tecnicamente muito fácil, mas quando for para implementá-la
de
modo
a alterar mais profundamente o modus operandi e a logística das corporações,
então
enfrentaremos
tarefas como oculturação de executivos, remodelamentos operacionais, renovação
de
ambientes computacionais principalmente nas grandes corporações.
A
conexão com a Internet: A Intranet pode ser utilizada apenas para acesso dentro
da
corporação,
porém se a empresa desejar conectar-se remotamente a outras Intranets, pode se
utilizar
de uma Rede de longa Distância (WAN – Wide Area Network) própria, com custos
relativamente
altos: pode utilizar a RENPAC – Rede Nacional de Pacotes da Embratel, de médio
custo:
ou ainda a Internet, de baixo custo com uma boa relação custo/beneficio. Nestes
casos, é
recomendado
um estudo apropriado para verificar qual é a melhor forma de conexão.
No
caso de conexão com a Internet, temos ainda duas opções principais, a saber:
Conexão
direta à espinha dorsal (backbone) da internet via Embratel, RNP,..., com alta
performance,
porém com custo elevado;
Ou
conexão via Provedor de Acesso a Internet (ISP).
No
primeiro caso, utilizaremos um microcomputador, dedicado ou não, como ponte
(gateway
proxy),
que ligado à rede local, também se conecta à Internet com linha dedicada ou
linha telefônica
comum
via provedor de acesso.
Vantagens e Desvantagens da Intranet
As
Intranets possuem algumas vantagens óbvias e, também desvantagens. Adotar uma
Intranet
não
deve ser uma decisão do tipo tudo-ou-nada. Ferramentas Web podem ser usadas
para
complementar
a estrutura de informações.
Vantagens:
A
Intranet é ideal para organizações médias e grandes com qualquer das seguintes
características:
Mais de
100 usuários:
Muitos
escritórios;
Troca
constante de informações referente a funcionários:
Conexão
com filiais, fornecedores e clientes;
Áreas
fundamentais que podem se beneficiar desta tecnologia incluem Recursos Humanos,
Treinamento,
Vendas e Marketing, Finanças, Comunicação Corporativa, Telemarketing,
Pesquisa
e Desenvolvimento e Documentação Técnica;
Intranets
são usadas de diversas formas, e a maneira mais comum é a implantação de um
sistema
de editoração eletrônica, que oferece um retorno de investimento garantido,
pois reduz
6
os
custos de material impresso, incluindo manuais de normas e procedimentos,
documentos
com
políticas da empresa, manuais técnicos, etc;
Publicar
documentos corporativos em uma Intranet possui vantagens significativas de
custos
além
de permitir precisão, eficiência e redução de tempo na comunicação através da
organização;
Excelente
plataforma para divulgação de informações internamente;
Um
paginador web com múltiplos recursos disponíveis para praticamente qualquer
sistema
operacional
cliente – ao contrário de clientes de software para grupos de trabalho
proprietários,
que
podem não estar disponíveis para algumas plataformas;
Servidores
não necessitam de tanto hardware: Os servidores Web não necessitam de tanto
hardware
com capacidade de processamento e espaço no disco rígido quanto os pacotes de
software
para grupos de trabalho clássicos.
O mercado
de software de serviços Web é competitivo – e não uma solução de um único
fabricante;
Porém os
produtos apresentam boa interoperabilidade;
Tecnologia
Web apresenta capacidade de expansão e pode ser usada através de redes remotas.
Novas
ferramentas e autoria em pacotes de aplicativos para sistemas de mesa facilitam
a
criação
de páginas HTML pelos iniciantes para servidores Web.
Desvantagens:
Aplicativos
de Colaboração: Os aplicativos de colaboração, não são tão poderosos quanto os
oferecidos
pelos programas para grupos de trabalho tradicionais;
É
necessário configurar e manter aplicativos separados, como correio eletrônico e
servidores
Web,
em vez de usar um sistema unificado, como faria com um pacote de software para
grupo
de
trabalho;
Número limitado
de ferramentas: Há um número limitado de ferramentas para conectar um
servidor
Web a bancos de dados ou outros aplicativos back-end;
As
Intranets exigem uma rede TCP/IP, ao contrário de outras soluções de software
para grupos
de
trabalho que funcionam com os protocolos de transmissão de redes locais
existentes.
Benefícios diretos:
Redução
de custos de impressão, papel, distribuição de software, correio e
processamento de
pedidos;
Redução
de despesas com telefonemas e pessoal no suporte técnico;
Maior
facilidade e rapidez no acesso a informações técnicas e de marketing;
Maior
rapidez e facilidade no acesso a localidades remotas: Incrementando o acesso a
informações
da concorrência;
Uma base
de pesquisa mais compreensiva;
Facilidade
de acesso a consumidores (clientes) e parceiros (revendas);
Aumento
da precisão e redução de tempo no acesso à informação;
Uma única
interface amigável e consistente para aprender e usar;
Informação
e Treinamento imediato (Just in Time);
As
informações disponíveis são visualizadas com clareza;
Redução
de tempo na pesquisa a informações; Compartilhamento e reutilização de
ferramentas
e
informação;
Redução
no tempo de configuração e atualização dos sistemas;
Simplificação
e/ou redução das licenças de software e outros;
Redução
de custos de documentação;
Redução
de custos de suporte;
Redução
de redundância na criação e manutenção de páginas;
7
Redução
de custos de arquivamento;
Compartilhamento
de recursos e habilidades;
Redução
no quadro de funcionários;
Redução
no número e tempo de duração das reuniões;
Diminuição
ou eliminação de “retrabalhos”.
A
segurança na conexão com a Internet: A confidencialidade dos dados da empresa é
de extrema
relevância
num projeto de Intranet, o qual deve estar em conformidade com a política de
segurança da
corporação.
Quando
uma empresa se conecta à Internet, todos os seus funcionários podem,
confortavelmente e
ao
mesmo tempo, acessarem a Internet. Da mesma forma, qualquer pessoa ou empresa
concectada a
Internet
pode também acessar os dados da empresa em questão, incluindo seus clientes e
concorrentes.
Surge,
portanto, a necessidade de controlar o acesso à rede de dados, separando o que
se deseja que
seja
público de que se quer manter sob acesso restrito.
Num
projeto Intranet, a proteção ou restrição de acesso aos dados é vital e é feita
através de um
mecanismo
ou ferramenta conhecido como porta de fogo (FireWall).
O
FireWall é uma combinação de Hardware e Software, com características tais como
filtros de
endereçamento,
isolação rede local x remota, criptografia, autenticação, entre outras.
Podem
ser implentados parcialmente em roteadores, ou em sua totalidade em
Comentários
Postar um comentário