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Internet
Intranet
Extranet
INTERNET
A Internet nada mais é de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da
informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus
computadores, independentemente de suas localização geográficas, ou seja, são milhares de
computadores em todo o mundo que se comunicam uns com outros, todos os minutos através de uma
rede inacreditavelmente complicada de cabos, filamentos de fibra ótica e fibras de satélite.
A tecnologia e os conceitos fundamentais utilizados pela internet surgiram de projetos
conduzidos ao longo dos anos 60 pelo departamento de defesa dos Estados Unidos. Esses projetos
visavam ao desenvolvimento de uma rede de computadores para comunicação, entre os principais
centros militares de comando e controle, que pudessem sobreviver a um possível ataque nuclear.
Nos anos 60, como criação do governo norte-americano, é importante notar que a internet
atualmente não pertence a nenhum país, governo ou empresa, independentemente de seu tamanho e
poder, nem é operada por qualquer autoridade isolada.
Inicialmente, muitas pessoas forma atraídas para a Internet porque ela as conectava ao mundo
inteiro. Elas podiam trocar correio eletrônico, participar de discussões, e trocar programas e dados
facilmente com outras pessoas no mundo todo, usando recursos de transferência de arquivos da
Internet não é uma rede de computadores e sim uma rede de redes.
Redes locais do mundo todo estão ligadas por fios, linhas telefônicas, cabos de fibra óptica,
enlaces de microondas e satélites em órbita. Mas os detalhes de como os dados vão de um computador
para o outro na Internet são invisíveis para o usuário.
Até recentemente, usar a Internet geralmente significava usar programas e ferramentas em
computadores Unix. Mesmo depois que a mania do microcomputador estava em plena atividade, a
Internet ainda era um conceito misterioso para especialistas em microcomputadores, softwares e redes.
Entretanto, tudo isso começou a mudar com o desenvolvimento de modems de alta velocidade e um
software vulgarmente chamada SLIP (Serial Line Internet Protocol ou Protocolo Internet de Linha
Serial).
Quando os modems de 14.400 bps entraram no mercadoe o software SLIP tornou possível
estender a Internet de redes locais centralizadas para usuários de micros em casa ou no escritório,
resultou no crescimento da Internet como uma bola de neve em dois anos, tornando-se completamente
auto-suficiente.
Assim não há uma só pessoa ou empresa que possua a Internet. Afinal, os únicos bens a possuir
são os fios e enlaces de comunicação que transportam bits e bytes de uma rede para outra. Essas linhas
pertecem a alguém, só que não é uma única empresa ou indivíduo, mas muitos.
As linhas troncas de altíssima velocidade que se estendem entre os países e principais cidades
normalmente pertencem e são mantidas por grandes empresas de telecomunicações. Por exemplo, a
AT&T e a Sprint possuem e mantêm alguns bons trechos de linhas troncos que se estendem pelos
Estados Unidos e pelo mundo. Quando há uma demanda para comunicação de dados, as empresas
tentam atende-la com serviços. Quando a demanda é alta o bastante, elas implantam tronco de fibra ou
lançam outro satélite.
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Os que solicitam linhas de comunicação em maior quantidade e mais rápidas e essas grandes
empresas de telecomunicações são frequentemente empresas de comunicações menores. Essas
empresas menores estão apenas tentando atender a demanda de acesso em maior quantidade e mais
rápido, de seus clientes – empresas telefônicas locais e provedores de acesso á Internet.
A internet possui alguns serviços tais como: a WWW, para divulgação de informações; o FTP,
para a troca de arquivos; o Telnet, para uso de computadores remotos; o e-mail, para troca de
mensagens, etc.
Benefícios: Promove a comunicação instantânea e barata com pessoas de diversas partes do
mundo; disponibiliza inúmeras informações e dicas, inclusive em tempo real; auxilia em pesquisas;
traz praticidade à vida, inclusive no que diz respeito à aquisição de mercadorias; evite o gasto de papel
através de diversos meios, sendo o principal os chamados correios eletrônicos (e-mail); difunde
promoções e publicidade de forma Eficiente e abrangente.
Malefícios: Possibilita a difusão de crimes e a ocultação dos criminosos da informática: pode
viciar as pessoas, retirando a disposição delas para outras atividades; pode se tornar uma fonte de
gastos muito grande se não souber usa-la de forma adequada; difunde a pornografia, o racismo e
alguns crimes, expondo jovens e crianças; promove o “emprobecimento” dos jovens.
Conceitos Básicos e Modos de Utilização de Tecnologias, Ferramentas, Aplicativos e
Procedimentos Associados à Internet/Intranet:
1. Provedor de Acesso à Internet:
Um provedor de acesso à internet, ou PA, é uma empresa que compra uma linha de velocidade
relativamente alta de uma empresa de telecomunicações, e depois a divide e revenda sua larga de
banda disponível para empresas locais e individuais.Tornando a internet um conglomerado de milhares
de redes eletrônicas interconectadas, que variam tanto de tamanho e natureza, quanto de instituições
mantenedoras, cria-se assim um meio global de comunicação.O provedor entra como meio de acesso
dos usuários finais à grande rede de computadores, a internet.O usuário faz uma ligação, via
computador, para um número específico do provedor, este recebe a ligação, confirma os dados do
usuário e faz a conexão junto à internet.A mesma estrutura é utilizada para a pessoa jurídica, porém
com recursos e serviços mais sofisticados.Alguns dos serviços mais rápidos usados por empresas
grandes são linhas dedicadas alugadas com seus provedores de acesso, transmissão de quadros (frame
relay) e RDSI.
2. World Wide Web (www):
A internet por muitos anos teve a reputação de ser difícil de aprender, de usar e simplesmente
pouco atraente, comparada às belas interfaces dos BBSs,serviços on-line e a maioria dos softwares que
as pessoas usam em microcomputadores.A World Wide Web mudou tudo isso.A Web se tornou
rapidamente a interface gráfica de usuário da internet, e continua sem rival mesmo em relação aos
serviços on-line norte-americanos, em termos estéticos e de flexibilidade.Para ter acesso a Web, é
necessário usar um programa chamado browser Web.Este é apenas um programa em seu computador
que sabe recuperar “páginas” de texto e imagens de outros computadores da internet.Incorporados
nessas páginas estão símbolos (chamados Links) que dizem ao seu browser onde encontrar outras
páginas relacionadas na internet.Obrowser apresenta os links de modo diferente do texto vizinho.Por
exemplo, ele pode apresentar os links em azul, como texto sublinhado ou como botões
tridimensionais.Quando der um clique em um link, ele carrega outra página de texto e desenhos.A isso
se chama seguir um link, e o conceito de seguir links em páginas relacionadas de informação é
chamado de hipertexto.
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Um recurso importante que deve existir em um browser, é o Cachê, pois mantém cópias das
páginas que o usuário visita, para que não tenha que carrega-las novamente, caso queira voltar a
elas.Recarregar uma página da cache é muito mais rápido do que carrega-la novamente da fonte de
origem.
Existem dois tipos de cache:
· Cache de disco que armazena a página localmente em seu próprio disco rígido e dá a ela um
nome especial que permite ao browser combina-lo com o URL da página de original.
· Cache de memória que é semelhante ao de disco, mas em vez de armazenar páginas em seu
disco rígido, ele mantém o documento inteiro na memória de seu computador.Isso proporciona
um acesso ainda mais rápido do que carregar o documento do disco.
Podendo os browser ter um tipo ou ambos.Se o usuário for navegar na Web de dentro de uma rede
segura, talvez tenha que configurar seu browser para trabalhar com um computador especial de sua
rede, chamado servidor proxy.Muitos dos browsers populares permitem que o usuário os configure
para trabalhar com um servidor proxy, mas alguns não; portanto, descubra se o usuário irá trabalhar
com um proxy, antes de escolher seu browser.O servidor Web fica esperando e ouve os pedidos dos
browser Web.Quando chega um pedido, ele encontra o arquivo solicitado e o envia para o
browser.Uma empresa ou organização que queira receber visitantes em seu site define uma página
especial, chamada Home-Page ou página de apresentação, sendo o tapete de boas-vindas eletrônico de
uma empresa ou de uma pessoa.
3. Ferramentas e Aplicativos comerciais de navegação:
Navegador ou “Browser”, nada mais é que um programa gratuito, de domínio público que serve
exatamente para a visualização de documentos na internet.Existem muitos Browser à venda e
distribuídos gratuitamente, mas os mais utilizados são o Internet Explore (da Microsoft) e Navegador
(da Netscape).
Um Browser pode fazer:
· Interface gráfica orientada por mouse.
· Exibição de documentos hipertexto e hipermídia.
· Exibição de texto numa grande variedade de fontes, em bold, itálico, etc.
· Formatação de documentos, segundo elementos como parágrafos, listas, etc.
· Suporte para sons (Macintosh, formato Sun áudio, e outros).
· Suporte para filmes (MPEG-1 e Quick Time).
· Exibição de caracteres definidos no conjunto ISSO 8859(pode exibir caracteres acentuados).
· Suporte para formulários eletrônicos interativos, com uma grande variedade de elementos, tais
como fields, check boxes, e radio buttons.
· Suporte para gráficos interativos (em GIF, XBM e JPEG).
· Suporte para imagens sensitivas.
· Links hipermídia e suporte para os seguintes serviços de rede: ftp, gopher, telnet, nntp, WAIS.
INTRANET
A Intranet utiliza os serviços e protocolos da Internet dentro de uma mesma empresa.
Possibilita, por exemplo, que possamos mandar um e-mail para alguém dentro da empresa ou enviar
um arquivo por FTP a um computador em outro andar. Também permite a criação de uma home-page
com sua identificação e os trabalhos que está desenvolvendo.
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Enquanto a Internet estabelece os padrões e as Tecnologias para comunicação entre
computadores, através de uma rede mundial que conecta muitas redes, a Intranet aplica estas
tecnologias dentro da organização via rede LAN/WAN corporativa, com todos os mesmos benefícios.
Exatamente pela Internet ser padrão bem estabelecido, montar a infra-estrutura é simples. O Clássico
problema de como fazer um se conectar com muitos é resolvida pelo uso de tecnologia Internet via
WAN/LAN. O controle de acesso e segurança, problema complicado nos modelos informacionais
atuais também encontra solução nos moldes da Internet.
A tecnologia da Internet passa a se incorporar na nova logística empresarial de fora pra dentro,
ou seja, para suportar toda esta nova dinâmica externa a logística interna (suprimento-fabricaçãoentrega)
precisa acompanhar, a questão básica é: a empresa quer responder pronta e corretamente ás
demandas apresentadas pelo seu canal de vendas e seus parceiros.
Não dar respostas, seja por telefone ou internet é igualmente inadmissível. Portanto, se faz
necessário começar a operar via internet, aos poucos, sempre consciente de que a essência do sucesso
operacional neste novo cenário passa, aos poucos, por uma integração de todos os sistemas
computacionais desde o nível de simples coleta de dados até a apresentação multimídia via Internet. O
caminho, não tão longo, passa por:
· Criar uma ponte entre os sistemas corporativos de logística e os acessos via Internet;
· Simplificar as operações, pois virtualmente todos trabalham na mesma sala;
· Criar bases de dados abertas que possam ser consultadas facilmente;
· Montar uma estrutura de divulgação e pesquisa rápidas de informação entre os diversos grupos
de trabalho da empresa via internet. Ou seja, Compras/ Engenharia, Produção/ Engenharia,
Compras/Qualidade/Fornecedores, Vendas/ Produção e etc. Todos com todos.
Intranet e as Organizações: Em algumas áreas já se vislumbram benefícios, por exemplo:
Marketing e Vendas: Informações sobre produtos, Listas de Preços, Promoções Leads de
Vendas(Indicativos para prospecção), Informações sobre concorrência, Análises sobra negócios
ganhos e pedidos, Planejamento de Eventos, Consultas sobra ATP( Availability to Promise),
Material para Treinamento, etc.
Desenvolvimento de Produtos: Especificações, Designs, Planejamentos, Milestones de Projeto,
Mudanças de Eng., Listas de Responsabilidades de membros das equipes, Situação de Projetos,
Características de Produtos da Concorrência etc.
Serviço ao Cliente e Suporte: Relatórios sobre problemas comuns, Perguntas e respostas.
Andamentos de Ordens de Serviços, Treinamentos e dicas para atender a reclamações gerais etc.
Recursos Humanos: Informações sobre benefícios, políticas da companhia, etc. Missões da
Companhia Oportunidades de Trabalho, Programas de Desenvolvimento Pessoal, etc.
Utilização da Intranet
Por dificuldades de tirar informação de um lugar e disponibilizar para todos os interessados, as
empresas replicam esforços em diversas áreas e, na falta de unicidade de informações, as decisões
tomadas em áreas diferentes, mas inter-relacionadas, são muitas vezes conflitantes. Isso é até
natural que aconteça, uma vez que os executivos que as tomaram simplesmente basearam-se em
visões muitos diferentes que têm da mesma realidade que a empresa em que trabalham.
Motivos para Utilização da Intranet
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A Intranet é uma estrutura de comunicações ONIPRESENTE, qualquer um que se comunica de
qualquer lugar para qualquer lugar. Pouquíssimas empresas conseguiram implementar um sistema
eletrônico de comunicações com seus parceiros , justamente pela diversidade de ambientes
computacionais e protocolos de comunicação. Os canais de comunicação também variam, um
canal dedicado de alta velocidade atende a um tipo de demanda (atualização constante de dados
entre fábricas e depósitos, canais de acesso compartilhado (vendedores espalhados pelo país,
consultando a nova lista de preços) caracterizam um acesso não tão constante, mas
geograficamente disperso e variado). A Intranet vai usufruir dos dois canais, sem problemas e os
usuários não vão ter problema de usar a Intranet ou a Internet.
Ela também é importante porque a informação não é mais enviada, é buscada sob demanda.
Não se enviam mais catálogos, listas de preços, promoções, mensagens, todos passam, a saber,
onde estas informações estão disponíveis e as buscam sempre que precisam.
Para se montar a Intranet é tecnicamente muito fácil, mas quando for para implementá-la de
modo a alterar mais profundamente o modus operandi e a logística das corporações, então
enfrentaremos tarefas como oculturação de executivos, remodelamentos operacionais, renovação
de ambientes computacionais principalmente nas grandes corporações.
A conexão com a Internet: A Intranet pode ser utilizada apenas para acesso dentro da
corporação, porém se a empresa desejar conectar-se remotamente a outras Intranets, pode se
utilizar de uma Rede de longa Distância (WAN – Wide Area Network) própria, com custos
relativamente altos: pode utilizar a RENPAC – Rede Nacional de Pacotes da Embratel, de médio
custo: ou ainda a Internet, de baixo custo com uma boa relação custo/beneficio. Nestes casos, é
recomendado um estudo apropriado para verificar qual é a melhor forma de conexão.
No caso de conexão com a Internet, temos ainda duas opções principais, a saber:
Conexão direta à espinha dorsal (backbone) da internet via Embratel, RNP,..., com alta
performance, porém com custo elevado;
Ou conexão via Provedor de Acesso a Internet (ISP).
No primeiro caso, utilizaremos um microcomputador, dedicado ou não, como ponte (gateway
proxy), que ligado à rede local, também se conecta à Internet com linha dedicada ou linha telefônica
comum via provedor de acesso.
Vantagens e Desvantagens da Intranet
As Intranets possuem algumas vantagens óbvias e, também desvantagens. Adotar uma Intranet
não deve ser uma decisão do tipo tudo-ou-nada. Ferramentas Web podem ser usadas para
complementar a estrutura de informações.
Vantagens:
A Intranet é ideal para organizações médias e grandes com qualquer das seguintes
características:
Mais de 100 usuários:
Muitos escritórios;
Troca constante de informações referente a funcionários:
Conexão com filiais, fornecedores e clientes;
Áreas fundamentais que podem se beneficiar desta tecnologia incluem Recursos Humanos,
Treinamento, Vendas e Marketing, Finanças, Comunicação Corporativa, Telemarketing,
Pesquisa e Desenvolvimento e Documentação Técnica;
Intranets são usadas de diversas formas, e a maneira mais comum é a implantação de um
sistema de editoração eletrônica, que oferece um retorno de investimento garantido, pois reduz
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os custos de material impresso, incluindo manuais de normas e procedimentos, documentos
com políticas da empresa, manuais técnicos, etc;
Publicar documentos corporativos em uma Intranet possui vantagens significativas de custos
além de permitir precisão, eficiência e redução de tempo na comunicação através da
organização;
Excelente plataforma para divulgação de informações internamente;
Um paginador web com múltiplos recursos disponíveis para praticamente qualquer sistema
operacional cliente – ao contrário de clientes de software para grupos de trabalho proprietários,
que podem não estar disponíveis para algumas plataformas;
Servidores não necessitam de tanto hardware: Os servidores Web não necessitam de tanto
hardware com capacidade de processamento e espaço no disco rígido quanto os pacotes de
software para grupos de trabalho clássicos.
O mercado de software de serviços Web é competitivo – e não uma solução de um único
fabricante;
Porém os produtos apresentam boa interoperabilidade;
Tecnologia Web apresenta capacidade de expansão e pode ser usada através de redes remotas.
Novas ferramentas e autoria em pacotes de aplicativos para sistemas de mesa facilitam a
criação de páginas HTML pelos iniciantes para servidores Web.
Desvantagens:
Aplicativos de Colaboração: Os aplicativos de colaboração, não são tão poderosos quanto os
oferecidos pelos programas para grupos de trabalho tradicionais;
É necessário configurar e manter aplicativos separados, como correio eletrônico e servidores
Web, em vez de usar um sistema unificado, como faria com um pacote de software para grupo
de trabalho;
Número limitado de ferramentas: Há um número limitado de ferramentas para conectar um
servidor Web a bancos de dados ou outros aplicativos back-end;
As Intranets exigem uma rede TCP/IP, ao contrário de outras soluções de software para grupos
de trabalho que funcionam com os protocolos de transmissão de redes locais existentes.
Benefícios diretos:
Redução de custos de impressão, papel, distribuição de software, correio e processamento de
pedidos;
Redução de despesas com telefonemas e pessoal no suporte técnico;
Maior facilidade e rapidez no acesso a informações técnicas e de marketing;
Maior rapidez e facilidade no acesso a localidades remotas: Incrementando o acesso a
informações da concorrência;
Uma base de pesquisa mais compreensiva;
Facilidade de acesso a consumidores (clientes) e parceiros (revendas);
Aumento da precisão e redução de tempo no acesso à informação;
Uma única interface amigável e consistente para aprender e usar;
Informação e Treinamento imediato (Just in Time);
As informações disponíveis são visualizadas com clareza;
Redução de tempo na pesquisa a informações; Compartilhamento e reutilização de ferramentas
e informação;
Redução no tempo de configuração e atualização dos sistemas;
Simplificação e/ou redução das licenças de software e outros;
Redução de custos de documentação;
Redução de custos de suporte;
Redução de redundância na criação e manutenção de páginas;
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Redução de custos de arquivamento;
Compartilhamento de recursos e habilidades;
Redução no quadro de funcionários;
Redução no número e tempo de duração das reuniões;
Diminuição ou eliminação de “retrabalhos”.
A segurança na conexão com a Internet: A confidencialidade dos dados da empresa é de extrema
relevância num projeto de Intranet, o qual deve estar em conformidade com a política de segurança da
corporação.
Quando uma empresa se conecta à Internet, todos os seus funcionários podem, confortavelmente e
ao mesmo tempo, acessarem a Internet. Da mesma forma, qualquer pessoa ou empresa concectada a
Internet pode também acessar os dados da empresa em questão, incluindo seus clientes e concorrentes.
Surge, portanto, a necessidade de controlar o acesso à rede de dados, separando o que se deseja que
seja público de que se quer manter sob acesso restrito.
Num projeto Intranet, a proteção ou restrição de acesso aos dados é vital e é feita através de um
mecanismo ou ferramenta conhecido como porta de fogo (FireWall).
O FireWall é uma combinação de Hardware e Software, com características tais como filtros de
endereçamento, isolação rede local x remota, criptografia, autenticação, entre outras.
Podem ser implentados parcialmente em roteadores, ou em sua totalidade em
microcomputadores e até mesmo equipamentos dedicados.
EXTRANET
Extranet é o nome dado a um conjunto de Intranets interligadas através da Internet.
Intranet é uma rede corporativa que utiliza a tecnologia da internet, ou seja, coloca um servidor
Web para que os funcionários possam acessar as informações da empresa através de um browser. Uma
Intranet pode utilizar-se da infra-estrutura de comunicações da Internet para se comunicar com outras
Intranets (por exemplo, um esquema de ligação matriz-filial). O nome que se dá a esta tecnologia é
Extranet.
Em outras palavras, Extranet são empresas que disponibilizam acesso via Internet à sua
Intranet.
As definições anteriores são bastante difundidas e aceitas. No entanto, o termo Intranet é
também utilizado para qualquer rede corporativa de acesso remoto (redes LAN e WAN) que não tenha
qualquer conexão com a Internet. A definição de Intranet é, portanto, bastante abrangente.
Basicamente a Internet, as Intranets ou as WANs corporativas (Wide Área Network – Redes de Longa
Distância) são aplicações da tecnologia de comunicação de dados remota.
Um exemplo típico de aplicações de redes Intranets é o caso da empresa matriz se concectar a
suas filiais, fornecedores e clientes.
A rede WAN utilizada pode ser baseada em Redes de Pacotes do tipo Frame Relay e X.25 ou
redes Ponto-a-Ponto que utilizam o protocolo PPP. Redes Intranet muito comumente disponibilizam
aplicações de Acesso Remoto.
Um exemplo é o caso de vendedores externos que utilizam notebooks para visitarem seus
clientes. Em muitos casos, estes vendedores não retornam a suas empresas. Conectam-se remotamente
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a suas empresas a partir de linhas telefônicas de suas residências e acessam o banco de dados de suas
corporações. Normalmente, atualizam informações de estoques, posição de vendas e troca de
mensagens (e-mails).
Bibliografia
EDDINGS, Joshua. Como Funciona a Internet. Trad. Túlio Camargo da Silva 2º Edição, São
Paulo, Quark, 1998
RIMCHA, Armando. Conhecendo a Informática. 1º edição, São Paulo, Solução, 2006
Pesquisa www.netnegocios.com.br/nn_intraextra.php?SID, 08/11/06 22:30 h.
www.torque.com.br/index.php?x=bW9kdWxvPXNvbHVjb2VzJnNlY2FvPWludHJhbmV0X2V4dHJhbmV 0
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