Pular para o conteúdo principal

câmera de 41 Lumia 1020

Como funciona a câmera de 41 megapixels do Lumia 1020?
Tudo o que você precisa saber sobre a câmera do novo smartphone da Nokia
Como esperado, a Nokia anunciou o Lumia 1020, um Windows Phone com câmera de 41 MP que promete tirar belas fotos, com nível de detalhamento muito acima dos concorrentes. E isso não apenas em condições favoráveis de iluminação: algumas características do Lumia 1020 fazem com que ele tenha potencial para capturar imagens com baixo nível de ruídos e sem borrões mesmo durante a noite.

Mas para que servem tantos megapixels numa câmera de celular?


Como funciona o tal do oversampling
A ideia não é apenas tirar fotos enormes ou impressionar com um número gigante. Na verdade, a maioria das vantagens da câmera do Lumia 1020 está baseada numa técnica chamada oversampling. Sabe a interpolação, aquela mágica que faz a Tekpix com sensor precário de 5 MP gerar fotos embaçadas de 12 MP? Oversampling é basicamente isso, só que ao contrário.


No caso do Lumia 1020, o processo de oversampling combina grupos de sete pixels em um “super-pixel”, que mantém praticamente todos os detalhes da imagem, mas filtra o ruído. Na prática, isso significa que as fotos originais de 38 MP (7136×5360 pixels, em formato 4:3) ou 34 MP (7712×4352 pixels, em formato 16:9) são reduzidas para uma imagem de 5 MP com alto nível de detalhamento.
Foto de 5 MP comum (à esquerda) e uma foto de 5 MP gerada a partir de oversampling (à direita)
Com oversampling, é claro que as fotos de 5 MP tiradas pelo Lumia 1020 serão mais nítidas e detalhadas do que se fossem capturadas por uma câmera com sensor de apenas 5 MP. Mas por que a Nokia escolheu essa resolução? A finlandesa diz que 5 MP é um bom tamanho para que a foto seja facilmente compartilhada e também impressa numa folha de papel A3. Além disso, há outra característica importante: o zoom.

Zoom mantendo a definição da imagem
Você deve saber que o zoom óptico é muito superior ao digital. Enquanto o primeiro amplia verdadeiramente a imagem, usando o sistema de lentes da câmera, o segundo é apenas um processamento por software, que consiste em esticar a foto e depois cortá-la, algo que você poderia fazer sozinho até mesmo no Paint. Esse processo do zoom digital prejudica a nitidez da foto.


Como os smartphones precisam ser compactos, as fabricantes não colocam zoom óptico em seus aparelhos para que eles não fiquem muito espessos ou tenham formato bizarro. Mas o Lumia 1020 tem sensor de 41 MP, então ele não precisa esticar a imagem para gerar uma foto de 5 MP com zoom até certo ponto. Isso é mais vantajoso na hora de filmar: 1080p ou 720p são bem menores que 41 MP, o que permite ampliar um objeto sem perder definição
Ao tirar uma foto de 5 MP, é possível dar zoom de até 3x no Lumia 1020 sem prejudicar a qualidade da imagem. O valor chega a 4x durante a gravação de vídeo em 1080p ou 6x quando o filme possuir resolução de 720p. Você até pode ampliar mais que isso, mas começará a perder definição de imagem, o que não é muito vantajoso.

Pixels demais podem causar problemas
Um dos problemas de colocar muitos megapixels em um sensor de imagem é que a interferência eletromagnética fica maior, o que inevitavelmente aumenta o ruído. Diferentemente das telas, quanto menor for a densidade de pixels do sensor de imagem, melhor. Em favor do baixo ruído, a HTC colocou um sensor de apenas 4 MP no HTC One, por exemplo.

Para minimizar o problema do ruído, o sensor do Lumia 1020 possui tamanho de 1/1,5 polegada, que é de três a cinco vezes maior que os usados nos smartphones concorrentes, segundo a Nokia. Obviamente, ele é bem menor que um sensor APS-C da maioria das DSLRs, mas é maior que o de qualquer câmera compacta voltada para o consumidor final.

Com um sensor de imagem fisicamente maior, a Nokia consegue manter boa densidade de pixels no Lumia 1020, além de contar com a ajuda do oversampling (olha ele de novo!) para reduzir o ruído nas fotos de 5 MP.

O desafio de tirar fotos noturnas

Qualquer câmera consegue (ou pelo menos deveria) tirar fotos boas quando as condições de iluminação são favoráveis. O mesmo não acontece em ambientes escuros. As câmeras precisam captar luz para registrar uma foto; quando não há luz suficiente, é necessário fazer alguns ajustes que podem acabar prejudicando a qualidade da foto. Se você entende de teoria de fotografia, pode pular para o final. Caso contrário, fique aqui!
                               CONTINUA AKI PARTE 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO LIGAR MICROFONE DE ELETRETO DE 2 e 3 TERMINAIS

         COMO LIGAR MICROFONE DE ELETRETO DE 2 e 3 TERMINAIS   Nos dois diagrama temos os ligações dos microfones mais comuns de  eletreto.   No primeiro csa o resistor tem seu valor determinado pela tensão de  alimentação eo capacitor pela caracteristicas da etapa amplificadora   No segundo casa o capacitor pode ter valor entre 220nF e 10uF tipicamente.

Transmissor AM

                                    Transmissor AM de curto alcance (ART621) Escrito por Newton C Braga Este simples projeto é bastante atual e como usa poucos componentes de baixo custo, indicado aos estudantes, iniciantes e hobistas que desejam montagens simples. Trata-se de circuito ideal para ser utilizado em cursos de iniciação tecnológica, pelos resultados imediatos que oferece. É uma montagem bastante atraente para ser aproveitada em demonstrações e feiras de ciências. Descrevemos neste artigo um pequeno transmissor de rádio (AM) que pode enviar seus sinais a um receptor colocado a alguns metros de distância podendo ser usado como microfone volante, para ouvir a conversa através de paredes ou ainda para demonstração de seu princípio de funcionamento. Seus sinais podem ser recebidos em qualquer rádio AM de ondas médias ou curtas comum. Transmissores de sinais de rádio são montagens muito i...

Como realizar auto teste ou auto GEN no televisor LG 50PB560B

Como realizar auto teste ou auto GEN no televisor LG 50PB560B Procedimento básico para efetuar o AUTO TESTE ou AUTO GEN nos televisores de plasma da marca LG, especialmente o televisor 50PB560B. Este tipo de teste é fundamental quando o televisor não funciona, ou seja, ele não reproduz o áudio e nem as imagens. Resumindo, o televisor não liga porém, o LED frontal permanece aceso mas, quando pressionado o botão power tanto no painel frontal quanto no controle remoto, o LED pisca 3 vezes e o aparelho não funciona (não liga). O teste descrito acima é válido para varios modelos de televisores de plasma da marca LG e, serve para diagnosticar e isolar o estágio onde se encontra o defeito. Efetuando o AUTO TESTE na prática. Este procedimento é realizado através da placa TCON, fazendose um jumper no local indicado na foto abaixo. Existem dois (2) furos ou, pontos cobreados nos resistores R451 e R452 próximo ao conector do flat (P106) que liga a TCON até à placa principal. ...