Pular para o conteúdo principal

Telégrafo sem fio via terra

Eis um projeto muito interessante que aproveita a terra (solo) para conduzir sinais de uma estação a outra sem a necessidade de fios. O alcance pode variar entre alguns metros até mais de uma centena de metros, dependendo da condutividade do solo e da sensibilidade do fone usado como receptor.
O princípio de funcionamento desse sistema reside nos denominados campos de corrente, conforme mostra a figura 1.

Figura 1 - Campo de correntes de um gerador

Quando colocamos dois eletrodos enterrados a uma certa distância um do outro e ligamos uma fonte de energia elétrica (pilhas ou bateria), forma-se um campo de corrente que se propaga até a uma boa distância do local.
Colocando num local afastado dois eletrodos podemos "captar" uma pequena tensão gerada pelo sistema, conforme mostra a mesma figura. A distância máxima em que se pode captar um "sinal" utilizável depende de diversos fatores como a potência da bateria, distância dos eletrodos, condutividade do solo e sensibilidade do receptor.
No nosso caso, usamos como transmissor uma bateria e um manipulador para produzir pulsos de corrente que podem ser codificados. O receptor consiste num fone de ouvido de alta impedância.
Durante a segunda grande guerra, os militantes da resistência francesa usaram esse sistema para se comunicar, já que os alemães vigiavam as transmissões de rádio, conseguindo alcances de vários quilômetros.

Na figura 2 temos então o diagrama completo do sistema telegráfico através da terra.

Figura 2 - Diagrama desenhado pelo autor no seu caderno de notas.

Na figura 3 mostramos o aspecto real da montagem, tanto para o transmissor como para o receptor.

Figura 3 - Disposição do transmissor e do receptor, conforme o caderno de notas do autor.

Os eletrodos podem ser feitos com barras de metal de 50 cm a 2 metros separadas por distâncias entre 3 metros a 10 metros (quanto maior a separação, maior o alcance).
Veja a posição relativa do transmissor e do receptor, para que haja maior captção da energia transmitida. O transformador tem por finalidade casar a impedância do circuito transmissor com a terra, possibilitando assim maior rendimento na transmissão.
Qualquer pequeno transformador de força com primário de 110 V ou 220 V e secundário de qualquer tensão entre 5 e 15 V, corrente entre 250 mA e 1 A, pode ser usado.
O fone de ouvido deve ser obrigatoriamente do tipo de alta impedância, sendo recomendado o uso de um "buzzer" piezoelétrico comum, do tipo sem circuito oscilador interno.
Os sinais recebidos consistes em "cliques" que devem ser codificados, segundo o Código Morse, de que já falamos em outro projeto deste mesmo artigo.
Ao usar o aparelho nunca deixe o manipulador fechado por muito tempo, pois isso causará o desgaste rápido das pilhas. Uma possibilidade para se obter muito maior alcance consiste em se ligar os fios do receptor à entrada de um amplificador de áudio comum, preferivelmente do tipo alimentado por pilhas, para que não ocorram roncos.

B1 - 6 V - 4 pilhas pequenas ou médias
M1 - Manipulador - ver outros artigos da série
T1 - Transformador - ver texto
X1 - Cápsula piezoelétrica de alta impedância - ver texto
P1, P2. P3, P4 - eletrodos - ver texto

Diversos:
Suporte de pilhas, material para o manipulador, fios, solda, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO LIGAR MICROFONE DE ELETRETO DE 2 e 3 TERMINAIS

         COMO LIGAR MICROFONE DE ELETRETO DE 2 e 3 TERMINAIS   Nos dois diagrama temos os ligações dos microfones mais comuns de  eletreto.   No primeiro csa o resistor tem seu valor determinado pela tensão de  alimentação eo capacitor pela caracteristicas da etapa amplificadora   No segundo casa o capacitor pode ter valor entre 220nF e 10uF tipicamente.

Transmissor AM

                                    Transmissor AM de curto alcance (ART621) Escrito por Newton C Braga Este simples projeto é bastante atual e como usa poucos componentes de baixo custo, indicado aos estudantes, iniciantes e hobistas que desejam montagens simples. Trata-se de circuito ideal para ser utilizado em cursos de iniciação tecnológica, pelos resultados imediatos que oferece. É uma montagem bastante atraente para ser aproveitada em demonstrações e feiras de ciências. Descrevemos neste artigo um pequeno transmissor de rádio (AM) que pode enviar seus sinais a um receptor colocado a alguns metros de distância podendo ser usado como microfone volante, para ouvir a conversa através de paredes ou ainda para demonstração de seu princípio de funcionamento. Seus sinais podem ser recebidos em qualquer rádio AM de ondas médias ou curtas comum. Transmissores de sinais de rádio são montagens muito i...

Como realizar auto teste ou auto GEN no televisor LG 50PB560B

Como realizar auto teste ou auto GEN no televisor LG 50PB560B Procedimento básico para efetuar o AUTO TESTE ou AUTO GEN nos televisores de plasma da marca LG, especialmente o televisor 50PB560B. Este tipo de teste é fundamental quando o televisor não funciona, ou seja, ele não reproduz o áudio e nem as imagens. Resumindo, o televisor não liga porém, o LED frontal permanece aceso mas, quando pressionado o botão power tanto no painel frontal quanto no controle remoto, o LED pisca 3 vezes e o aparelho não funciona (não liga). O teste descrito acima é válido para varios modelos de televisores de plasma da marca LG e, serve para diagnosticar e isolar o estágio onde se encontra o defeito. Efetuando o AUTO TESTE na prática. Este procedimento é realizado através da placa TCON, fazendose um jumper no local indicado na foto abaixo. Existem dois (2) furos ou, pontos cobreados nos resistores R451 e R452 próximo ao conector do flat (P106) que liga a TCON até à placa principal. ...